Fundação Rio das Ostras de Cultura exibe o curta-metragem Mulheres da Enxada dando continuidade ao projeto Sou Cultura em Casa. A iniciativa visa levar arte, conhecimento e entretenimento ao público, no período de quarentena, por meio da página de rede social oficial da instituição.
Sinopse: o curta conta algumas histórias de mulheres que vivem na luta pela terra através do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mulheres como a Dona Deliria, Edna, Jovem, entre outras.
As filmagens foram realizadas no assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé (RJ), primeiro assentamento em formato de PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) da Região Sudeste.
Através dos relatos das assentadas, pode-se conhecer o cotidiano dessas mulheres, como vivem, trabalham, se articulam dentro de um movimento marginalizado e excluído pela sociedade.
Redes sociais (instagram): @MulhresdaEnxada
Direção e roteiro: Patrick Nunes
Sobre Patrick Nunes: Patrick Nunes, Bacharelado em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), produtor executivo do projeto social Autonomia Feminina, contemplado pelo edital Luz Solidária da ENEL (2019); roteirista e diretor do curta-metragem Mulheres da Enxada, contemplado pelo edital ELIPSE (2019); produtor executivo do evento cultural Samba na Rua, contemplado pelo edital do Fundo Municipal de Rio das Ostras (2019); diretor de projetos na produtora MX Produções.