Vídeo relata o processo criativo e de montagem dos trabalhos reunidos na exposição "Identidade Cultural", na Casa de Cultura Bento Costa Júnior. A exposição é fruto de um trabalho com o objetivo de criar peças com a "cara" da cidade.
A partir desse anseio, o artista plástico Rodrigo Pontes, diretor da Casa de Cultura, desenvolveu um projeto de assessoria artística paras os artesãos locais. Assim, as peças elaboradas no projeto deveriam expressar a cultura e a história da Cidade.
Foram convidados para participar do projeto os integrantes do Ateliê do Artesão Vera Luzente, que funciona na Casa de Cultura, e do Curso de Cerâmica da Fundição de Artes e Ofícios.
Quem aceitou o desafio pôde, ao longo de quase sete meses, participar de reuniões de aprimoramento e criação de peças artesanais. Durante esses encontros, coordenados por Rodrigo Pontes, conheceram melhor a história de Rio das Ostras e seus principais pontos turísticos e culturais.
Para a criação dos artesanatos dessa primeira mostra a fonte de inspiração veio do prédio mais antigo da Cidade que foi residência do médico Bento Costa Júnior e atualmente abriga a Casa de Cultura.
Usando diferentes técnicas e materiais, como madeira, pano, cerâmica e biscuit, os artesãos desenvolveram peças originais que expressam a importância do imóvel para a história local e como patrimônio municipal.
O projeto foi abraçado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura que busca gerar renda para os moradores por meio da arte. "Nosso papel é capacitar ainda mais e dar identidade ao nosso artesanato para diferenciá-lo dos demais. Quero olhar uma peça e imediatamente saber que ela é da nossa Cidade. Esse é um dos primeiros passos em direção a uma economia criativa", afirma a presidente da Fundação, Cristiane Régis.
EXPOSITORES: Artesãos do Ateliê do Artesão Vera Luzente e Alunos do Curso Gratuito de Cerâmica.
CURADORIA E ASSESSORIA ARTÍSTICA: Rodrigo Pontes