NOTÍCIAS

11-MAR-2020

Exposição de artesanato valoriza a identidade cultural da Cidade

#Cultura POR CÁSSIA LIU 11 DE MARÇO DE 2020

Artesãos participam de projeto de assessoria artística para dar identidade ao artesanato da cidade

Artesanatos inspirados em Rio das Ostras estão reunidos na exposição "Identidade Cultural". A mostra, que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 13, às 18h30, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, é fruto de um trabalho de assessoria artística com o objetivo de criar peças com a "cara" da Cidade.

Quando um visitante deseja levar uma lembrança de Rio das Ostras, geralmente adquire algum artesanato. Por isso essa peça deve expressar a cultura e a história da Cidade. Foi a partir dessa reflexão que o artista plástico Rodrigo Pontes, diretor da Casa de Cultura, desenvolveu um projeto de assessoria artística paras os artesãos locais.

"O turista procura algo que identifique o local que está visitando e o artesão riostrense, por meio do seu trabalho, pode criar esse link afetivo ao desenvolver peças que levem a nossa identidade. Muitos trabalhos manuais já estão sendo desenvolvidos há um tempo na nossa Cidade. Agora é a hora do artesanato crescer, aparecer e ser valorizado como tal", acredita Rodrigo Pontes.

Foram convidados para participar do projeto os integrantes do Ateliê do Artesão Vera Luzente, que funciona na Casa de Cultura, e do Curso de Cerâmica da Fundição Escola de Artes e Ofícios. Quem aceitou o desafio pôde, ao longo de quase sete meses, participar de reuniões de aprimoramento e criação de peças artesanais. Durante esses encontros, coordenados por Rodrigo Pontes, conheceram melhor a história de Rio das Ostras e seus principais pontos turísticos e culturais.

INSPIRAÇÃO - Para a criação dos artesanatos dessa primeira mostra, a fonte de inspiração veio do prédio mais antigo da Cidade, que foi residência do médico Bento Costa Júnior e atualmente abriga a Casa de Cultura. Usando diferentes técnicas e materiais, como madeira, pano, cerâmica e biscuit, os artesãos desenvolveram peças originais que expressam a importância do imóvel para a história local e como patrimônio municipal.

"Acho que este projeto resgata uma Rio das Ostras que não existe mais. É uma oportunidade única de mostrarmos o nosso trabalho para os visitantes", conta Sandro Lima de Carvalho, que integra o Ateliê do Artesão Vera Luzente e faz trabalhos com madeira reaproveitável.

Essa opinião é compartilhada por Luirene Arantes Ventura, que atua há 20 anos com artesanato e também participa do Ateliê do Artesão. "O projeto veio na hora certa e, com a consultoria do Rodrigo Pontes, vamos progredir e poder levar aos turistas um artesanato de qualidade e preço justo", acredita.

O projeto foi abraçado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, que busca gerar renda para os moradores por meio da arte. "Nosso papel é capacitar ainda mais e dar identidade ao nosso artesanato para diferenciá-lo dos demais. Quero olhar uma peça e imediatamente saber que ela é da nossa Cidade. Esse é um dos primeiros passos em direção a uma economia criativa", afirma a presidente da Fundação, Cristiane Régis.

Até o dia 6 de abril, a exposição, que tem entrada franca, fica aberta à visitação na Casa de Cultura Bento Costa Júnior.

SERVIÇO:

Exposição "Identidade Cultural"

Casa de Cultura Bento Costa Júnior

Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70 - Centro

Visitação: 14/03 a 06/04

Horários: segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, e aos sábados, de 13h às 18h

Entrada franca

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#riodasostras Há 1 ano(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#riodasostras Há 2 ano(s)

Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo.

Desenvolvida em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.

#riodasostras Há 2 ano(s)

Janeiro Branco - 5 dicas para cuidar da sua saúde mental.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

#Administração Há 3 ano(s)

Fundação Rio das Ostras de Cultura completa 24 anos

Apesar de ter apenas 29 anos de emancipação, Rio das Ostras tem um passado de glórias in [...]

#Cultura Há 3 ano(s)

Samba continua sendo o tema dos vídeos das contrapartidas da Lei Aldir Blanc

"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é!" Acompanhando esse pensamento, que já virou [...]

#Cultura Há 3 ano(s)

Samba continua sendo o tema dos vídeos das contrapartidas da Lei Aldir Blanc

"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é!" Acompanhando esse pensamento, que já virou [...]

#Cultura Há 3 ano(s)

Equipe da Froc se reúne com escritores selecionados nos editais literários

O primeiro encontro entre os escritores selecionados nos editais literários e a equipe d [...]

#Cultura Há 3 ano(s)

Equipe da Froc se reúne com escritores selecionados nos editais literários

O primeiro encontro entre os escritores selecionados nos editais literários e a equipe d [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito