Conferência também contou com a participação de convidados ilustres
Terminou nesta terça-feira, dia 31, a IV COMCULT - Conferência Municipal de Cultura de Rio das Ostras com a participação da sociedade civil e de profissionais ligados ao segmento, atendendo ao tema proposta que era "A Importância da Participação Popular nos Processos de Gestão da Cultura".
Realizada de forma virtual pela primeira vez, por conta da pandemia do Coronavírus, a Conferência apresentou as metas do Plano Municipal de Cultura, o fluxo financeiro do Fundo Municipal de Cultura e elegeu os novos representantes do Conselho para o biênio 2021/2023.
No primeiro dia, após a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, abrir os trabalhos, os conferencistas tiveram a oportunidade de ouvir as palestras do subsecretário Estadual de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Presidente da Comissão de Avaliação de Projetos da Lei de Incentivo à Cultura Estadual, Vitor Corrêa, do historiador Célio Turino e do gestor cultural, dramaturgo e escritor Alexandre Santini.
Também participaram e contribuíram com a conferência o chefe do Departamento de Contabilidade de Macaé na Universidade Federal Fluminense, Gabriel Augusto; o presidente da Comissão Permanente de Licitação e Pregão da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Ubiratan Silva; a doutoranda em Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Ceará, Clarissa Semensato; e o conselheiro Estadual de Cultura, como representante da Baixada Litorânea, José Facury.
Por determinação da plenária da Conferência, os eixos do Plano Municipal de Cultura representados pelos tópicos: 1)Cultura e Cidadania; 2) Cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória; 3) Cultura, Educação e Juventude; 4) Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 5) Gestão da Cultura; e 6) Financiamento da Cultura não foram discutidos. As metas alcançadas do Plano serão analisadas em um Fórum Temático a ser realizado no próximo mês de outubro
No encerramento da Conferência, a presidente da Fundação de Cultura agradeceu a participação de todos e deu posse aos conselheiros eleitos.
NOVO CONSELHO - As cadeiras do Conselho serão ocupadas por representantes de nove segmentos distintos. Ao todo 18 pessoas, entre titulares e suplentes, vão representar a Sociedade Civil. Os representantes do Poder Público serão nomeados posteriormente. Os eleitos foram:
Cadeira 1 - Música
Titular: Michelle Teles Devellard
Suplente: Danilo Nagib Queiroz de Matos
Cadeira 2 - Patrimônio
Titular: Thaís Corrêa e Castro Gonçalves
Suplente: Amanda Teixeira Areal
Cadeira 3 - LGBT
Titular: Willysson Barboza Vieira
Suplente: Rita de Cássia Colaço Rodrigues
Cadeira 4 - Audiovisual
Titular: Tiago Martins Oliveira
Suplente: Gabrielle Maia Toledo
Cadeira 5 - Teatro
Titular: Carlos Henrique Pimentel Luiz
Suplente: Julya Ávila Vilarinho
Cadeira 6 - Produção Cultural
Titular: Maria Izabel Caram
Suplente: Marina Petersen
Cadeira 7 - Artesanato
Titular: Sandra Cristina dos Santos Freitas
Suplente: Marta da Silva
Cadeira 8 - Matrizes Africanas
Titular: Claudia Maria Falcão Oliveira
Supente: Claudia Regina Faiet dos Santos
Cadeira 9 - Dança:
Titular: Yasmin Coelho de Andrade
Suplente: Caroline Ingrid Teixeira Viana