Rio das Ostras também está fazendo bonito no 1º Concurso Estadual de Samba de Terreiro. Dos 12 sambas classificados da Região da Baixada Litorânea, três são composições de autores riostrenses. A escolha dos sambas que passarão para a fase semifinal é feita por meio da votação popular no canal do Youtube do Grupo RJB Produções Artísticas, que está organizando o concurso (
Os três sambas de Rio das Ostras que estão na disputa são "Meu Rio, Meu Samba, Meus Orixás", de Denis Alves e Sergio Malakay; "Samba Qui Também", de Jac Esteves; e "Sambaqui", de Jonathan Mendonça e Maurício Libardi.
De acordo com a compositora Jac Esteves, a sensação de ter seu samba classificado é maravilhosa. "Trabalhamos para oferecer sempre o melhor da nossa arte para a sociedade e saber que fizemos o nosso papel e ser reconhecida por isso tem um significado importante porque significa que estamos no caminho certo", declarou a compositora, que também é a intérprete do samba.
Com relação às expectativas, Jac Esteves acredita que sejam as melhores possíveis. "Tanto eu quanto a minha produtora Mari Kupferberg torcemos para que a Cultura e o Turismo de Rio das Ostras sejam enaltecidos em todo o seu âmbito. A Fundação de Cultura vem fazendo um trabalho excelente para os artistas riostrenses, principalmente neste período difícil de pandemia, nos dando meios de mostrar o nosso trabalho por meio de projetos e editais que nos permitam mostrar cada vez mais a nossa arte", disse.
Para Jonathan Mendonça, um dos compositores do samba "Sambaqui", o fato de Rio das Ostras possuir um movimento cultural forte mostra que o Município tem artistas de qualidade para concorrer com compositores cariocas da mais alta categoria. "É muito bom ver que o nosso samba está classificado. Aqui em Rio das Ostras temos músicos de qualidade que estão compondo o cenário musical do estado e até do país. É, portanto, uma responsabilidade representar este movimento cultural no concurso. Além disso, estamos afirmando para o estado do Rio de Janeiro, como diria Noel, que "Rio das Ostras não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz samba também", contou.
No que diz respeito as expectativas do Concurso, Jonathan acredita que são as melhores. "São três principais expectativas. A primeira é conseguir representar com qualidade os riostrenses, servindo de holofote para os maravilhosos artistas que produzem Cultura diariamente em nossa Cidade e que nem sempre têm o reconhecimento devido. A segunda é alcançar os professores, servir de material para falar sobre Rio das Ostras com as nossas crianças. E a terceira é ficar numa boa posição no concurso, se possível, ganhar! E para isso, todo mundo precisa votar".
Mesmo tendo experiência de outros concursos, Denis Alves, um dos autores do samba "Meu Rio, Meu Samba, Meus Orixás", está bem contente por ter o samba classificado. "Sempre é muito bom participar de concursos e uma grande felicidade passar de fase", declarou;
Embora não possa prever o que vai acontecer, Denis acredita que seu samba seja classificado para a semifinal do concurso. "Como essa é uma decisão que vai depender da escolha e do voto das pessoas, não temos como saber o que vai acontecer. Temos que torcer para que o samba caia no gosto popular e as pessoas votem. Acredito que vamos para a próxima etapa", torceu.
A Fundação de Cultura convoca a população para votar nos sambas dos representantes da Cidade para que Rio das Ostras consiga continuar tendo um representante nas próximas fase do 1º Concurso Estadual de Samba de Terreiro.
PARA VOTAR É SÓ CLICAR:
REGIÃO BAIXADA LITORÂNEA
Samba 4: Meu Rio, Meu Samba, Meus Orixás
Autores: Denis Alves e Sergio Malakay
Link para votação do samba:
Samba 9: Samba Qui Também
Autora: Jac Esteves
Link para votação do samba:
Samba 13: Sambaqui
Autores: Jonathan Mendonça e Maurício Libardi
Link para votação do samba: