Na tarde quarta-feira, dia 7, a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, recebeu, na sede da Froc, a deputada estadual Andrea Balthazar, que escolheu Rio das Ostras como um dos municípios para conhecer durante o recesso parlamentar na Assembleia Legislativa, tendo em vista que três emendas parlamentares de sua autoria foram destinadas para a Cidade.
A visita serviu também para que a presidente da Fundação levasse a deputada para conhecer o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, já que uma de suas emendas, aprovadas, é destinada a escavação e ampliação da unidade cultural. No local, a parlamentar teve a oportunidade de conhecer parte da história da Cidade, apresentada pelo diretor da Casa de Cultura Bento Costa Jr, Rodrigo Pontes, que mostrou as escavações e artefatos históricos expostos no Museu.
Em seguida, Adriana Balthazar e sua assessoria foram a Rocha Leão, onde puderam apreciar o Empório da Estação e o Centro Ferroviário de Cultura, além do artesanato dos artistas da localidade.
Para a deputada Adriana, a Cultura e o Turismo são importantes meios para o desenvolvimento de um Município. "Achei o Museu de Rio das Ostras maravilhoso porque manteve as características históricas. Pude notar o cuidado que a Fundação tem em manter essa história viva, além de passar muito bem para os visitantes os hábitos daqueles que viviam aqui na pré-história. Já Rocha Leão representa bem a diversidade que os municípios do interior do nosso Estado têm. Tudo muito bonito e bem cuidado. Rio das Ostras está de parabéns", declarou a deputada.
Segundo Adriana, o trabalho na Assembleia visa também uma divulgação maior do interior do Estado de uma forma conjunta, para mostrar a importância do Rio de Janeiro como um todo. "É importante ressaltar sempre que a cultura e o turismo atraem muitos e são responsáveis por grande parte da receita das cidades. Esses setores geram renda e movimentam a economia o ano todo", falou.
A presidente da Fundação, agradeceu a visita da deputada e ressaltou o entendimento da parlamentar em valorizar a Cultura de uma forma geral. "Essa emenda vai nos permitir ampliar o trabalho que já fazemos de contar a história da nossa Cidade, que possui o único Museu in situ do país, que é um patrimônio histórico-cultural brasileiro", afirmou Cristiane Regis.
MUSEU DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA - Inaugurado em 1999, o Museu é aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, em reconstituição da pré-história da região.
Para que o público possa conhecer a história contada pelo depósito do Sambaqui, foi feita uma escavação linear, assim os objetos, esqueletos e conchas, dentre outros, podem ser observados em camadas ao longo das escavações através de uma passarela construída. Isto permite que o visitante acompanhe visualmente a sequência de camadas conservadas deste sítio. O espaço incentiva a prática de atividades educativo-culturais direcionada às escolas e atrai turistas curiosos em conhecer um pouco mais sobre a organização social e a cultura material do homem pré-histórico brasileiro.