O trabalho de embelezar o Município com monumentos culturais começa na Fundição de Artes e Ofícios, da Fundação Rio das Ostras de Cultura, e se espalha por toda a Cidade. Depois de criar as esculturas dos instrumentos referentes ao Jazz e ao Blues, a equipe está confeccionando novos equipamentos que vão nominar e identificar praias do litoral riostrense.
Idealizado pelo artista plástico e diretor da Fundição, Paulo Gonçalves, os novos monumentos serão instalados em praias, com o nome de cada uma delas. Serão contempladas as praias de Costazul, Centro, Tartaruga, Cemitério, Remanso, Mar do Norte, Joana, Areias Negras, Boca da Barra, Virgem, Abricó e Itapebussus.
De acordo com Paulo Gonçalves, a instalação desses monumentos vai ocorrer em breve. "Ainda não há uma data definida para colocarmos os nomes nas praias porque este é um trabalho demorado. Somos apenas duas pessoas para cuidar de todo o processo. Fizemos os moldes, viramos o concreto, enchemos as fôrmas, montamos as estruturas e pintamos. Ainda temos que esperar a secagem da massa para dar continuidade. Foram cerca de 100 letras para formarmos os nomes das praias. Por conta disso tudo, o processo não é rápido porque a ideia é que fique tudo perfeito. Mas em breve a orla vai ganhar mais um atrativo", explicou Paulo que conta com a ajuda de Rodrigo Oliveira.
Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, esse trabalho vai deixar Rio das Ostras ainda mais ida. "Esses monumentos também vão servir para mostrar o trabalho de identidade cultural da cidade, além de ser um atrativo para moradores e turistas que vêm conhecer Rio das Ostras", declarou.
ESTRUTURA - Esses monumentos são confeccionados pela equipe formada pelo próprio artista, Paulo Gonçalves, e Rodrigo Oliveira que criaram o molde de todas as letras em chapas. As letras são em concreto e ferro para que possam ser fixadas em uma estrutura de madeira que contém ainda um totem com a marca da Fundação de Cultura.