Jandira de Souza e Yuri Medeiros são as atrações do final de semana
Dando continuidade ao Festival Cultura em Casa 2, a programação deste final de semana, entre os dias 23 e 25 de abril, vai apresentar oficinas variadas e um passeio ao mundo da literatura com incentivo à leitura, com Jandira de Souza e Yuri Medeiros. As apresentações dos vídeos acontecem sempre em dois horários: 19h e 19h30 e estarão disponíveis na página da Fundação de Cultura no Facebook (
A programação desta sexta, dia 23, começa com a artesã Jandira de Souza apresentando uma Oficina de Porta Moedas. Em seguida, é a vez de Yuri Medeiros, que faz um convite à leitura da obra do escritor Guimarães Rosa.
Abrindo a programação de sábado, dia 24, o vídeo de Jandira vai mostrar, dessa vez, uma Oficina de Porta Cartões. O passeio pela literatura com Yuri Medeiros continua com a leitura da obra de Geovani Martins. Fechando o final de semana, uma Oficina de Porta Óculos com Jandira de Souza. Já o vídeo de Yuri fala sobre Literatura de Favela e suas questões sociais através dos livros Quarto de Despejo e Cidade de Deus.
JANDIRA DE SOUZA - Artesã há mais de 20 anos, trabalha com diversas técnicas em sua produção artesanal. O objetivo de seus vídeos é à produção de peças utilitárias de fácil confecção e venda. Nas três oficinas, a artista utiliza retalhos para a confecção das peças que terão fácil comercialização, além de serem de fácil confecção.
YURI BARCELOS - No vídeo de sexta, os textos lidos de Guimarães Rosa foram: "A Terceira Margem do Rio" e "Grande Sertão Veredas". João Guimarães Rosa foi um escritor, diplomata, novelista, romancista, contista e médico brasileiro, considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos.
No segundo vídeo, os textos lidos de Geovani Martins foram: "Rolézim" e "Espiral", contos encontrados no livro "Sol na Cabeça". Geovani é um jovem escritor contemporâneo, que mantém uma linguagem inovadora. Sua obra nos convida a um passeio pelos cenários da desigualdade social carioca. Já no terceiro e último vídeo, no domingo 25, Negreiros fala sobre a Literatura de Favela e suas questões sociais e sua importância na construção de uma arte cidadã na atualidade, fazendo a leitura de Textos do livro "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, e do Livro "Cidade de Deus", de Paulo Lins.