As unidades da Fundação Rio das Ostras de Cultura, fechadas ao público como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), estão passando por manutenção. As obras começaram pelo prédio que abriga a Biblioteca Pública Municipal e o Teatro Popular e têm o objetivo de preparar esses espaços para o retorno das atividades.
Entre as obras realizadas estão a reforma do telhado e a colocação de grades de proteção na escada da saída de emergência do Teatro Popular. A Biblioteca Pública teve o forro do teto trocado e ganhou novas lâmpadas. As duas unidades passaram por manutenção hidráulica e tiveram suas paredes pintadas.
Para humanizar ainda mais esse complexo formado pela Biblioteca e Teatro, ponto de encontro de muitas pessoas, foi realizado um projeto de paisagismo que incluiu a colocação de bancos ecológicos, feitos com eucalipto. Dessa forma foi criado um novo espaço de convivência.
Essa gestão, tendo a frente Cristiane Regis como presidente da instituição, desde o início definiu metas com sua equipe: dar continuidade e apoiar as iniciativas e decisões do Conselho Municipal de cultura, de forma democrática; descentralizar as ações culturais; apoiar os artistas locais gerando oportunidades, inclusive por meio de editais, com transparência nas ações e valorizar os servidores da cultura ao proporcionar um ambiente saudável de trabalho com a reforma das unidades, aquisição de mobiliário novo entre outras ações.
O apoio do executivo, por meio da parceria firmada entre as secretarias, tem sido primordial para a realização das obras que em muito têm benficiado também o público atendido pela Fundação em seus cursos e oficinas.
A Fundação Rio das Ostras de Cultura já anunciou que em breve vai começar a reforma do estúdio de música localizada no Centro de Formação Artística. A sala é muito utilizada para ensaios e gravações dos estudantes do prédio da Onda.