O Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro promoveu uma videoconferência nesta quinta-feira, dia 7, e Rio das Ostras marcou presença. Um dos principais temas abordados na reunião virtual foi a busca de alternativas para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus no setor.
A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Régis, participou da videoconferência e falou da importância de unir esforços para se adequar a essa nova realidade. Ela lembrou que, com teatros e outros espaços culturais fechados e eventos cancelados, os artistas precisam de apoio
"Estamos estudando alternativas para suprir a classe artística e lançamento de editais, auxílios emergenciais e parcerias com outras secretarias são algumas das iniciativas em andamento. Essa pandemia mexeu em todos os setores da economia e muito diretamente na cultura. Não fazemos delivery, não realizamos espetáculos ou shows sem público. Trabalhamos com pessoas e para pessoas", enfatizou Cristiane.
VIDEOCONFERÊNCIA - Participaram da videoconferência gestores municipais do setor cultural de Volta Redonda, Mangaratiba, Paraty, Maricá, Saquarema, Niterói, Barra Mansa e Rio das Ostras, além de técnicos para o auxílio operacional nos aspectos relacionados ao aplicativo utilizado para a reunião.
O Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura foi restabelecido em maio de 2017 e se constitui como importante ferramenta na consolidação das políticas do setor no Rio de Janeiro. Esse grupo se reúne a cada dois meses, sempre na primeira quinta-feira. Enquanto persistir o isolamento social por conta do coronavírus, os encontros acontecerão virtualmente.