No domingo o artesanato em biscuit é o tema do vídeo do Festival Sou Cultura em Casa às 17 horas, um evento totalmente online realizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura. A videoaula mostra um pouco sobre a técnica que vem se tornando uma excelente maneira de conseguir uma renda extra. A instutora é a artesã Vania Carvalho que trabalha com biscuit há mais de 20 anos e ama ensinar a técnica para adultos e crianças.
A história do Biscuit tem origem controversa. Dizem ter a ver com a história da massa de porcelana oriunda de rochas de onde o potássio, sódio, cálcio e a argila pura de ação branca eram encontrados. Essa descoberta foi no início do século III D.C na China.
Porém, devido ao grande esforço e alto custo para obter a matéria prima, o que encarecia o produto final, alguns alquimistas acabaram encontrando uma argila que após as peças prontas se assemelhavam à porcelana chinesa. Isso aconteceu já na Alemanha no início do século XVIII.
E é exatamente nessa época que o biscuit tem início, onde os artesãos procuravam materiais que pudessem misturar à argila, como forma de baratear o custo, porém mantendo a beleza, a qualidade e a durabilidade, que eram características da porcelana.
Mas o privilégio de descobrir essa tão sonhada massa foi da Itália que a produzia de uma mistura de farinha com água e sal chamada "pasta di sale" e que os Italianos faziam para trabalhos pequenos e delicados que podiam ser modelados para retratarem os mais diversos assuntos. Na maioria das vezes a intenção era apenas decorativa.
A classificação é Livre.
O Festival acontece toda a semana de sexta a domingo na página oficial do facebook da instituição no endereço https://www.facebook.com/frcriodasostras1997/