PROGRAMAÇÃO DOS VÍDEOS DA CONTRAPARTIDA PARA PRIMEIRA SEMANA DE AGOSTO É DIVULGADA

Agosto começa com muita cultura. Na primeira semana, os vídeos programados das contrapartidas dos beneficiados pela Lei Aldir Blanc serão sobre artesanato e com uma temática única e bem interessante: macramê. Todas as oficinas serão para iniciantes e ministradas pela artesã Maria Júlia de Castro, da Shiva Shakti Artes.

Na segunda, dia 2, as pessoas poderão aprender a confeccionar “Colar de Redinha com Cristal”. Na quarta, dia 4, o tema será “Pulseiras com Ponto Festonê Zig Zag”. Já na sexta, 6, a professora vai ensinar a fazer dois modelos de colar com pontos básicos. Encerrando a semana, no domingo, 8, a oficina estará voltada para a confecção de porta-copos e Sousplat.

Essa é uma excelente oportunidade de aprender um hobby para poder criar novas peças decorativas para sua casa, presentear amigos ou vender para obter uma renda extra.

Todos os vídeos são exibidos na página da Fundação Rio das Ostras de Cultura no Facebook (), a partir das 10h.

MACRAMÊ – A palavra macramê significa “nó” e se indica que veio por conta dos tecelões turcos que faziam franjas trabalhadas em toalhas barradas, na palavra Migramach, significado “tecido com franjas, tramas ornamentais”. Esta é uma forma de artesanato bem antiga. Nela, fios são trançados e atados por nós e, para isso, não é utilizada nenhuma ferramenta ou máquina, apenas as mãos e os fios.